sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Emotion Mining - como esta metodologia pode ajudar na estratégia de sua Empresa?

A cada ano surgem novas técnicas para entender o comportamento do ser humano, existem várias formas de pesquisas, porém poucas que possam ser identificadas em seu Banco de Dados a fim de se ter uma visão de cliente 1to1.
A metodologia Emotion Mining (artigo explorado na revista Management de Jan/Fev) tenta fazer um processo investigativo interessante, afinal, qual o papel da emoção na experimentação do cliente?
Segunda Liam Fahey, cofundador e líder da Emotion Mining Company, é possível medir as emoções conscientes (e declaradas) assim como as subconscientes, que os clientes não expressam de forma direta e confiável e cuja existência talvez ignorem.
Varios fatores podem realmente despertar emoções negativas no ato de uma compra ou experiencia do cliente, mesmo ele tendo um produto considerado bom com preço atrativo, fatores como mal atendimento, deprezo pelo vendedor, desconforto com marca podem transformar uma escolha racional em emocional.
Mas como identificar estas emoções?
A metodologia se baseia em um  uma série de duas a três perguntas na forma de "Como algo faz você se sentir?"
Lembra  a pesquisa de Net Promoters onde fazemos uma simples pergunta "Você indicaria esta empresa a seus amigos e parentes?".
Na verdade O Emotions Mining  ao meu ver é um processo mais completo de mapeamento de não somente a questão de lealdade do cliente mas sim de identificar pontos / processos que fazem com que a experiencia do cliente seja a melhor possível.
Ainda não chegamos no 1to1 mas com certeza temos mais uma ferramenta interessante para apoio a defesa da marca.

Um comentário:

  1. Muito Legal. Parabéns pelo seu post e pelo seu Blog.
    Tenho saudades do Marketing Estratégico.
    Grande Abraço,
    Bruno Conti

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