quinta-feira, 19 de julho de 2012

A NOVA GERACAO DAS REDES SOCIAIS - Socializacao + Mobilidade

As vezes nao percebemos como o tempo passa e algumas coisas vao se transformando em nossas vidas, pequenas mudancas individuais que fazem um somatório importante a nível mundial.
Ha exatamente cinco anos passados o reinado das redes sociais na internet era dominado por MySpace, que tinha uma quandiade de mais de 100 milhoes de usuários (um numero poderoso para a época).
Hoje mais de 50 milhoes de usuários já abandonaram seus servicos. (fonte ComScore). Nao é difícil perceber que o herdeiro de tudo isso passou a ser o Facebook, que atualmente conta com com 900 milhoes de usuários.
E ficamos com aseguinte pergunta: Com o que estao competindo essas redes sociais? no mesmo terreno de facebook temos Orkut, Hi5 e até google+, mas o interessante é descobrir que a competicao também vai para "outros terrenos", com diferentes modelos de negócio.
A segunda geracao das redes sociais como Twitter e instagram demonstraram que existem formas diferentes de chamar a atencao de novos usuarios e manter uma interacao forte com eles.
A terceira geracao pode estar nascendo agora, ainda pequena mas si lembrarmos de historias passadas elas podem ser o grande "boom" do futuro. As novas redes também tem algo muito em comum, que é a exploracao dos aplicativos móveis que trazen os celulares, é dizer que o foco agora esta na socializacao + mobilidade, algumas como PAIR, EVERYME, PATH tem como base redes privadas com aplicativos android o iOS, outros como VIDDY e PINTEREST tem o foco em videos e fotos.
Talvez nao vamos tener em futuro uma rede única com mais de 900 milhoes de usuários e sim varias redes com uma quantidade de usuarios (segmentados) que podem atingir seus 100 milhoes e ao mesmo ser rentavel para empresa e ter a privacidade que tanto os usuarios atuais necesitam para se conectar mundialmente.
É ver para crer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário