Cliente fiel é mais barato.... Esta frase já ouvimos falar em muitos lugares, principalmente nos cusos de Administraçao, Marketing, Mestrados, etc... Mas o que poucos sabem é que isso vale para os dois lados, ou seja, também é verdade para o Cliente.
Para o cliente é bem mais barato manter-se fiel à empresa porque mudar é caro e trabalhoso. Um grande exemplo é a escolha do Banco onde voce tem sua conta, muitos clientes mesmo com um mau atendimento acabam se mantendo porque é muito trabalhoso e desgastante cancelar a conta e fazer tudo de novo em outro banco, fora o tempo que necesita para isso.
É verdade... toda empresa tende a dificultar a saida de um cliente, infelizmente o mercado caminha devagar para entender que um cliente insatisfeito é um cliente que traz pouca rentabilidade.
Para isso conhecer bem o cliente é de fundamental importancia, e CRM tem a ver com um conceito mais profundo, onde cada cliente é UNICO, e deve ser tratado de forma diferente. Parece simples, mas não é...
Assim como a velha Pergunta.. Todo cliente tem sempre razao??? nem sempre...
Exitem clientes que dao lucro e outros que dao prejuizo, clientes que dao prejuizo e que tem uma grande rede social e outros que não.. então como saber como investir em cada cliente.?
A funcao do CRM analítico é esta, determinar quais sao esses clientes, suas diferenças, quais devemos focar mais ou menos. Com CRM analítico vamos descobrir o valor real do cliente, e isso vai garantir sua antagem competitiva nos proximos anos. Identificar os consumidoreas reantáveis, os que possuem grande influencia, e aqueles mais sensíveis a venda de novos produtos lhe darpa o perder de conquista da fidelidade.
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