segunda-feira, 4 de junho de 2012

Liderança - 10 Principios Basicos
Existe um ditado onde se diz que "Os grandes líderes são feitos, não nascem prontos". Discussões a parte, o certo é que o desenvolvimento de um bom líder se faz através de um processo contínuo de estudo, educação, capacitação e experiência.
A liderança é um processo no qual uma pessoa influencia outras  para conseguir um objetivo em uma equipo ou organização. Existem 10 principios básicos para se transformar em um líder eficaz:
1. Conhecer a Você mesmo:  Ter uma clara compreensão de suas capacidades e atributos. Descobrir suas fraquezas e pontos fortes para fortalecer-se continuamente através de estudos e troca de experiências.
2. Assumir responsabilidades e ser resposável por suas ações: Buscar formas de guiar sua equipe para novos desafios. Se os resultados não saírem como projetados, não culpe os demais, analize a situação e proponha ações para correção dos caminhos.
3. Ter conhecimento: Como líder você deve conhecer seu trabalho e saber como funciona os processos e forma de trabalhar de seus liderados.
4. Tomar decisões correcta e oportunas: Usar as metodologias e técnicas existentes para resolver problemas, tomar decisões e fazer planejamento.

5. Dar o exemplo: Seja um bom modelo para seus liderados. Eles não somente devem ouvir o que esperam que façam mas também devem sentir sua presenca cosntante.
6. Conheça sua equipe: cuide de sua gente, entenda  o que passa com sua equipe.
7. Mantenha sua equipe informada: Saiba como se comunicar.
8. Desenvolver o sentido de responsabilidade entre os membros de sua equipe: Ajudar a desenvolver espirito de equipe e responsabilidade por projetos multidiciplinares.
9. Trabalhar em equipe: Desenvolver conciencia de equipe em seus colaboradores.
10. Entregas no prazo: Assegurar que as atividades e projetos sejam compreendias, supervisadas e entregues no prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário