quarta-feira, 6 de junho de 2012

FACEBOOK - Qual sua influencia nas decisoes de consumo

Depois de muito se falar em "Bug do Milenio", "Bolhas da Internet", as redes sociais tomaram conta do que chamamos de o nascimento de uma nova era, a era da Internet. Quebras de paradigmas a parte, hoje vivemos (e vemos) um mundo que alterou o comportamento de muitas pessoas, seja na forma de se expressar e comunicar ou até mesmo na forma de fazer comercio.
O Facebook se tornou uma das maiores e porque nao dizer mais conhecidas das Redes Sociais do mundo.Hoje com mais de 900 milhoes de usuários, o Facebook esta entre os destinos mais populares na Web, desafiando participantes de peso como Google e Yahoo.
Mas como esta gigantesca rede social influencia nas decisoes de consumo e qual a percepcao das empresas em relacao a sua efetividade de gerar negocios?
Recente pesquisa realizada pela Reuters / Ipsos, mostra dados interessantes que no mínimo nos fazem pensar... Quatro em cada Cinco usuários do Facebook NUNCA compraram um produto ou servico por causa da publicidade ou dos comentarios na rede social. Outra descoberta é que 34% dos usuários do Facebook entrevistados passaram MENOS tempo  na pagina.
Esses resultados mostram as preocupacoes dos investidores sobre a capacidade de ganhar dinheiro com o Facebook, cujas acoes já caíram 29% desde que ele deixou oferta pública no mes passado, reduzindo seu valor de mercado. Além disso 44% dos investidores disseram que o IPO, considerada problemática pelos investidores, tornou-os menos favoráveis ao facebook.
Nem todos estao convencidos de que a empresa descobriu a forma de traduzir Popularidade em Negócio, para que possa justificar sua alta valorizacao.
ja existem estudos publicados sobre o tema de como o facebook afetaria outros meios de publicidade e um desses estudos mostra que o Facebook foi colocado em um degrau inferior ao e-mail ou marketing de mala direta em termos de influencia de decisoes de consumo.
Mes passado a General Motors, terceira maior anunciante dos EUA disse que iria parar de pagar  a sua publicidade no Facebook, aumentando mais a preocupacao com o tema.
A Rede Social nao comenta o assunto, o fato é que o Facebook tem muito trabalho para fazer para melhorar e ter uma publicidade mais eficaz e mais relevante para as empresas.
Uma frase expressa muito bem o que falamos acima,  " O facebook é constantemente desafiado a Fadiga do Facebook" e inovar é preciso.
A pergunta final é se o Facebook vai seguir crescendo somente como rede de interacao e comunicacao entre as pessoas, ou vais se tornar uma rede mais lucrativa como Google e Yahoo.
Vamos ter outra "bolha de Internet" com novas quebras de paradigmas e novas redes sociais? É esperar e conferir, até lá o mínimo é ficar atento em como anda os investimentos em essa nova forma de propaganda.
A pesquisa acima foi feita entre os dias 31/05 e 4/06 e tomou como referencia a 1.032 pessoas nos EUA.


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