SEGMENTAÇÃO COMPORTAMENTAL
A Segmentação Comportamental, como o nome já diz, tem por objetivo entender o comportamento do cliente através do seu perfil de compra de produtos e serviços feitos na empresa.
Um dos principais ganhos desta segmentação é a utilização em ações de Comunicação, falando com cada cliente de maneira adequada aos seus padrões de comportamento e, portanto, reforçando a marca e a imagem da empresa.
Hoje, com o aumento das Redes Sociais e sua importância para Marca entender como ele se comporta e utilizar uma linguagem de fácil entendimento destes grupos pode ser uma grande vantagem competitiva.
Um exemplo claro de Segmentação Comportamental pode ser visto nas empresas de Telecomunicações, podemos ter grupos distintos de clientes com os seguintes comportamentos:
Clientes Plugados Tecnologicamente – Adeptos a todos os tipos de tecnologia e utilização de vários serviços de dados – também chamados de Early Adopter.
Clientes Romeiros – Que fazem grande quantidade de ligações fora da sua área de concessão.
Clientes Conservadores – Aqueles que utilizam apenas os serviços básicos de voz.
Clientes BZ – Clientes de baixo poder de consume e portanto possuem poucos serviços na base.
Pontos Positivos
Ótima para comunicação com clientes
Auxilia em ações de cross selling
Integrada com LTV tem-se mapeamento completo do cliente
Diminuição dos custos de Comunicação
Pontos Negativos
Se não feita corretamente os resultados podem ser devastadores
Necessário equipe experiente para implementação
Mais complexa
Mais horas de Treinamento.
Esta segmentação pode ser utilizada em separado das outras ou pode fazer parte como um sub segmento da LTV fazendo uma interligação entre valor gerado do cliente e seu perfil de uso
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