quinta-feira, 26 de agosto de 2010

COMO CONHECER SEUS CLIENTES - PARTE 5

SEGMENTAÇÃO GEOREFERENCIADA

Este tipo de segmentação se torna muito eficaz se for utilizada juntamente com as segmentações HH e perfil comportamental, Isto porque, ao final, não deixamos de analisar os domicílios e o comportamento de seus moradores.
Com o avanço da tecnologia, temos hoje varias ferramentas disponíveis para mapearmos uma ou varias regiões de diversas formas, elas trazem, além da parte gráfica, dados censitários de vários municípios (por arruamento), informações como:

 Quantidade de moradores por domicílio
 Classe Social dos bairros
 Quantidade de determinados “ambientes” da casa como numero de banheiros e quartos

Uma infinidade de informações que em uma análise amostral, fazem muito sentido, os os dados estão cada vez mais corretos com a realidade observada em algumas cidades.

Qual o objetivo de se ter uma visão e segmentação Georeferenciada?
Existem várias vantagens de se ter esta visão:

 Mapear os principais bairros com potencial de crescimento (market share)
 Mapear onde se encontram os concorrentes
 Mapear onde ficam os melhores clientes
 Diminuir custos com Comunicação
 Explorar melhor os veículos de comunicação de determinadas áreas.

A segmentação deve ser feita de acordo com os objetivos estratégicos da empresa, separando foco em Aquisição de Clientes e Relacionamento/Retenção de Clientes. Podemos iniciar os estudos pelos Pólos Primários (grandes centros) e depois Pólos de Mobilidade (áreas de alto volume de trafego de clientes).

É importante que a empresa tenha consciência que para se trabalhar com estes tipos de análises é necessário investimento na compra de ferramentas e dados georeferenciados, um custo relativamente baixo se levar em conta os benefícios.

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