quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Inteligencia de Mercado - Introdução

Breve Introdução
 
Existem vários conceitos teóricos sobre o tema Inteligência de Marketing, prefiro fazer um resumo simples:

Inteligência de Marketing (ou Mercado) é o conhecimento sobre o mercado de forma que se possa reduzir os riscos em uma tomada de decisão. Tais conhecimentos devem ser adquiridos através das técnicas de coletas de dados, informações e conhecimentos que combinados irão criar os diagnósticos a respeito dos fenomenos mercadológicos.

Uma referência anterior a inteligência, ocorreu em Sun Tzu - A Arte da Guerra. Sun Tzu fala em seu livro que para se ter sucesso em uma guerra, a pessoa deve deter todo o conhecimento de suas fraquezas e virtudes, além de todo o conhecimento das fraquezas e virtudes do inimigo. A falta deste conhecimento pode resultar na derrota.
Seguem-se alguns passos para obter este conhecimento:
• coleta de informações;
• significado dos dados (gerando informação);
• respondendo à informação resultante

Ao falarmos de Dados e Informações é necessário incluir o termo Business Inteligence (BI), que refere-se ao processo de coleta, organização, análise,
compartilhamento e monitoração de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.
O conceito surgiu na década de 80 e descreve as habilidades das corporações para acessar dados e explorar as informações ( normalmente contidas em um Data Warehouse/Data Mart), analisando-as e desenvolvendo percepções e entendimentos a seu respeito, o que as permite incrementar e tornar mais pautada em informações a tomada de decisão.
As organizações tipicamente recolhem informações com a finalidade de avaliar o ambiente empresarial, completando estas informações com pesquisas de marketing, industriais e de mercado, além de análises competitivas. Organizações competitivas acumulam "inteligência" à medida que ganham sustentação na sua vantagem competitiva, podendo considerar tal inteligência como o aspecto central para competir em alguns mercados.
Geralmente, os coletores de BI obtêm as primeiras fontes de informação dentro das suas empresas. Cada fonte ajuda quem tem que decidir a entender como o poderá fazer da forma mais correta possível.
As segundas fontes de informações incluem as necessidades do consumidor, processo de decisão do cliente, pressões competitivas, condições industriais relevantes, aspectos econômicos e tecnológicos e tendências culturais. Cada sistema de BI determina uma meta específica, tendo por base o objetivo organizacional ou a visão da empresa, existindo em ambos objetivos.

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