segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Semana DBM - 1o dia - Introdução

Existem várias definições técnicas para a palavra Database Marketing (ou DBM), porém em uma visão mais simples e direta nada mais é do que um conjunto de variáveis (campos) que normalmente contém o cadastro e as informações transacionais dos clientes. Normalmente esse depósito de dados são armazenados nos sistemas legados da empresa e tecnicamente gerenciados pelas áreas de processamento de dados (TI). Pode-se também contratar empresas terceirizadas que tem como finalidade a armazenagem e gerenciamento destes dados, seguindo regras específicas de gestão dos processos de informações (atualização e backup)

Existem dois passos importantes para definição de uma estrutura de DBM:
1) Quais são os objetivos mercadológicos que se quer alcançar
2) Quanto à empresa deseja investir para atingir estes objetivos

A implementação de um DBM é o primeiro passo técnico para empresa avançar na implementação de um CRM (Gerenciamento das Relações com os Clientes) estruturado. Tem como finalidade identificar, reter e conhecer melhor seus clientes, hábitos e seu perfil de compra, sendo ele composto de um conceito e um pacote de ferramentas (hardware e software).

Para pequenos clientes (comerciantes e SOHO – sigla para Small Office/Home Office), um DBM pode começar com uma simples ferramenta elaborada em ACCESS, onde se pode criar tabelas simplificadas de cadastro, produtos e algumas transações básicas, sem a necessidade de grandes estruturas técnicas e de pessoal.

Para médias e grandes empresas ela poderá decidir se fará ela mesma seu próprio sistema ou se irá adquirir de alguma empresa específica, hoje temos várias empresas que realizam consultorias e implementação de Database Marketing.

É importante lembrar que ao optar por criar um sistema, ela corre o risco de tropeçar em aspectos muito técnico e pouco mercadológico, o que poderá dificultar a conquista de seus objetivos.

Portanto, o custo de Implantação e Administração de um DBM é relativamente alto no início do projeto, e demanda um certo tempo em suas fases de implantação e desenvolvimento.

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