MÉTODO PDCA

PDCA é uma sigla em Inglês que significa: Plan – Do – Check – Action , que traduzindo seria: Planejar – Executar – Verificar - Agir
Ou seja, ao fazer alguma coisa, faça melhor, evolua e, para ficar excelente, faça isso de forma sustentável – sem retrocessos, melhorando sempre, cada vez mais.
O método PDCA foi desenvolvido na década de 30 pelo americano Shewhart, mas foi Deming o seu maior divulgador ficando mundialmente conhecido ao aplicar os conceitos de qualidade no Japão.
O ciclo começa pelo planejamento, em seguida a ação ou conjunto de ações planejadas são executadas, checa-se se o que foi feito estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente (ciclicamente), e toma-se uma ação para eliminar ou ao menos mitigar defeitos no produto ou na execução.
O uso dos mesmos pode ser assim relatado:
P (Plan = Planejar): Definir o que queremos planejar o que será feito, estabelecer metas e definir os métodos que permitirão atingir as metas propostas.
D (Do = Executar): Tomar iniciativa, educar, treinar, implementar, executar o planejado conforme as metas e métodos definidos.
C (Check = Verificar): Verificar os resultados que se está obtendo, verificar continuamente os trabalhos para ver se estão sendo executados conforme planejados..
A (Action = Agir): Fazer correções de rotas se for necessário, tomar ações corretivas ou de melhoria, caso tenha sido constatada na fase anterior a necessidade de corrigir ou melhorar processos.
O PDCA é uma excelente ferramenta utilizada para o planejamento de testes, para obtenção de informações a respeito de um processo e antes da implementação de uma melhoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário