MÉTODO PDCA
Para se estar a frente em qualquer indústria é necessário Visão, Planejamento, Estratégia e saber correr riscos, mas e quando aparecem problemas de implementações ou processos, ou até mesmo necessidade de evoluir nossa “curva de aprendizado” dos KPIs que são monitorados constantemente, quais as ferramentas que temos para nos auxiliar neste processo?
Vamos discutir algumas ferramentas / metodologias disponíveis no mercado, porém, é importante que as empresas (líderes de equipes) façam um planejamento envolvendo motivação e treinamento para utilização destas ferramentas. É importante que os membros da equipe visualizem estes treinamentos como oportunidades de crescimento e não apenas como ação corretiva. PDCA é uma sigla em Inglês que significa: Plan – Do – Check – Action , que traduzindo seria: Planejar – Executar – Verificar - Agir
Ou seja, ao fazer alguma coisa, faça melhor, evolua e, para ficar excelente, faça isso de forma sustentável – sem retrocessos, melhorando sempre, cada vez mais.
O método PDCA foi desenvolvido na década de 30 pelo americano Shewhart, mas foi Deming o seu maior divulgador ficando mundialmente conhecido ao aplicar os conceitos de qualidade no Japão.
O ciclo começa pelo planejamento, em seguida a ação ou conjunto de ações planejadas são executadas, checa-se se o que foi feito estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente (ciclicamente), e toma-se uma ação para eliminar ou ao menos mitigar defeitos no produto ou na execução.
O uso dos mesmos pode ser assim relatado:
P (Plan = Planejar): Definir o que queremos planejar o que será feito, estabelecer metas e definir os métodos que permitirão atingir as metas propostas.
D (Do = Executar): Tomar iniciativa, educar, treinar, implementar, executar o planejado conforme as metas e métodos definidos.
C (Check = Verificar): Verificar os resultados que se está obtendo, verificar continuamente os trabalhos para ver se estão sendo executados conforme planejados..
A (Action = Agir): Fazer correções de rotas se for necessário, tomar ações corretivas ou de melhoria, caso tenha sido constatada na fase anterior a necessidade de corrigir ou melhorar processos.
O PDCA é uma excelente ferramenta utilizada para o planejamento de testes, para obtenção de informações a respeito de um processo e antes da implementação de uma melhoria.
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