quinta-feira, 19 de agosto de 2010

NET PROMOTER - Promotores da Marca

Promotores da Marca

Já faz algum tempo algumas poucas empresas começaram a entender que nesse mercado competitivo em que vivemos existem dois tipos de clientes:
  •  Promotores da Marca - aqueles que tiveram uma experiencia positiva quando da  sua interação com o produto/empresa e com isso divulgam expontaneamente esta experiencia para seus amigos
  • Detratores da Marca - clientes que não tiveram uma boa experiencia com a marca e divulgam essa experiencia para sua rede de amigos.
Mas  como saber quantos promotores e/ou detratores existem na avaliação da sua empresa?
Uma forma mais simples de Pesquisa chamada de Net Promoter pode ser a sua resposta, com apenas uma pergunta simples :

“O senhor indicaria sua empresa (X,Y,Z)  para parentes e amigos próximos? “

Os promoteres da marca constituem a principal fonte de propaganda boca a boca positiva. Informalmente atuam quase como se fizessem parte da equipe de vendas da organização.
O resultado se da através da somatória do % dos Promotores da Marca, menos o % dos Detratores da Marca, nas próximas semanas estaremos mostrando como chegar neste calculo, aguardem.

Um comentário:

  1. Wellyngton, boa tarde!

    Quais seriam as principais estratégias para desenvolver os promotores da marca? Você acha que recompensa para clientes que indicam clientes é uma estratégia eficiente?

    Obrigado

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