Já faz algum tempo algumas poucas empresas começaram a entender que nesse mercado competitivo em que vivemos existem dois tipos de clientes:
- Promotores da Marca - aqueles que tiveram uma experiencia positiva quando da sua interação com o produto/empresa e com isso divulgam expontaneamente esta experiencia para seus amigos
- Detratores da Marca - clientes que não tiveram uma boa experiencia com a marca e divulgam essa experiencia para sua rede de amigos.
Uma forma mais simples de Pesquisa chamada de Net Promoter pode ser a sua resposta, com apenas uma pergunta simples :
“O senhor indicaria sua empresa (X,Y,Z) para parentes e amigos próximos? “
Os promoteres da marca constituem a principal fonte de propaganda boca a boca positiva. Informalmente atuam quase como se fizessem parte da equipe de vendas da organização.
O resultado se da através da somatória do % dos Promotores da Marca, menos o % dos Detratores da Marca, nas próximas semanas estaremos mostrando como chegar neste calculo, aguardem.
Wellyngton, boa tarde!
ResponderExcluirQuais seriam as principais estratégias para desenvolver os promotores da marca? Você acha que recompensa para clientes que indicam clientes é uma estratégia eficiente?
Obrigado