Porém, devemos estar cientes que a implantação de um Database Marketing demanda tempo e planejamento passo a passo.
A Empresa primeiramente tem que definir claramente seus objetivos mercadológicos e estar madura o suficiente para esta nova mudança cultural. Em seguida, é necessário verificar os aspectos técnicos como estruturas de hardware e software.
Após a definição destes aspectos, a Empresa deverá decidir se fará ela mesma seu próprio sistema , ou se irá adquirir de alguma empresa (hoje temos várias empresas que realizam consultorias e implantação de Database). É importante lembrar que, ao optar por criar um sistema, ela corre o risco de tropeçar em aspectos muito técnicos e pouco mercadológicos, o que poderia dificultar a conquista de seus objetivos.
Outro detalhe que é muito importante é o elo que se
faz entre as áreas de Marketing e Informática para que caminhem na mesma direção, visando o sucesso do projeto.
faz entre as áreas de Marketing e Informática para que caminhem na mesma direção, visando o sucesso do projeto.
O custo de Implantação e Administração de um Database Marketing é relativamente alto no início do projeto, e demanda um certo tempo em suas fases de implantação e desenvolvimento. Após esse período, as vantagens são enormes, pois os dados que serão analisados irão mostrar a verdadeira face da empresa, como ela está atendendo seus clientes e principalmente se ela está atingindo suas metas.
Um Database bem desenvolvido e projetado diminui muito os custos de comunicação com seus clientes, facilitando a comunicação e atingindo seu principal objetivo que é de antecipar as necessidades de nossos clientes, comunicando a mensagem certa, à pessoa certa, no momento certo.
Segmentando esses clientes, o profissional de marketing consegue avaliar vários dados como:• Definir estratégias de comunicação;
• Identificar o que os consumidores em cada nicho gostam e querem;
• Identificar os consumidores de maior potencial;
• Captar novos clientes com perfis semelhantes;
• Segmentar clientes para pesquisas de satisfação e consumo;
• Manter uma relação direta com a área de atenedimento (TMKT)
• Administrar envios das comunicações sejam elas eletronicas ou não.
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