domingo, 29 de agosto de 2010

Quais seriam as principais estratégias para desenvolver os promotores da marca? Você acha que recompensa para clientes que indicam clientes é uma estratégia eficiente?

Muitas vezes quando falamos de marketing e em especial de relacionamento, lembramos sempre do exemplo do mercadinho ou padaria do bairro de 20 ou 30 anos atrás, quando ainda não tinhamos o avanço da tecnologia e o "dono" fazia as anotações de compra dos seus clientes em um caderninho, ou seja, o tradicional compra a fiado.
O cliente pagava sua conta no fim do mês e iniciava-se um novo ciclo de compras e anotações. Esse tipo de ação nada mais é do chamamos hoje de Experimentação do Cliente.  As pessoas adoram ser atendidas com cortesia, simpatia, entusiasmo, alegria e de terem confiança nos produtos e serviços adquiridos.
A experiência positiva do cliente na compra de um produto/serviço é o que fará que ele seja um promotor da sua marca, e esta experiência se dará logo no primeiro contato com a empresa, seja ela na loja, na internet ou telefone, e termina na entrega do produto/serviço ou na finalização do seu contato.
Para que tudo isso seja uma experiência memorável, é necessário que a empresa tenha uma visão voltada para o cliente na elaboração de processos de atendimento, compras, pagamento e entrega do produto/serviço.
Existe uma evolução neste processo de experiência:
 Um promotor da marca geralmente expressa sua afinidade com determinada marca não pelo simples fato de estar ganhando algo a mais com isso, mas sim pelo prazer de fazer com que outros possam também compartilhar desta experiencia positiva de compra.
A recompensa por indicação, é uma forma a mais de comunicação para atrair novos clientes, porém, isso não gera fidelização, deve se ter o cuidado para que essa pratica  não "canibalize" seus produtos e sua marca gerando o inverso, ou seja, detratores da marca.
Criar experiências memoráveis seja ela em um excelente atendimento ou em ações que possam surpreender e facilitar a vida de nossos clientes ira com certeza aumentar o numero de promotores e ampliar a comunicação "boca a boca" (incluindo ai, as redes sociais) sem ter que gerar custos extras de incentivos.

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